Triângulo na América

Links

Dia Anterior | Próximo dia

28/Janeiro/2001 - domingo
San Pedro de Atacama (Chile) (arredores)
Motorista: Rafael
Km inicial: 13405 km
Km final: 13465 km
Km percorrida: 60 km
Condição de tempo: bom - com sol e temperatura alta (como sempre, de novo)

Tiramos o dia para relaxar. Após 2 semanas como nômades, ficar em um canto arrumando as coisas é essencial. Acordamos às 10hs e saimos para conhecer o centro nervoso (que só passamos). O Rafael limpou a S10 por dentro (porque por fora não tem mais jeito) enquanto eu digitava isto.

Após uma andada pelo centro e ligar para o povo, comemos um super hiper-mega macarrão com molho (e alho e cebola) com guaraná antártica (excelente para um deserto).

Fomos ao museo arqueológico da cidade (que fecha para o almoço das 12 as 14hs como tudo por aqui) de San Pedro de Atacama a história do lugar está muito bem contada – vale muito a pena. É mantido pela Universidad Catolica do Norte e, com carteirinha de estudante, paga-se apenas 500 pesos. As múmias que forma encontradas na região estão muito bem conservadas e à mostra no museu.

Às 16hs fomos à Catarpe, que fica 4 quilômetros no meio de um vale com muita vegetação (vale do rio San Pedro). As ruínas inca estão dispersas por uma grande área e sem nenhuma indicação. Vale a pena ver pois é muito perto da cidade. Basicamente só tem algumas paredes de pedra no meio do mato.

Entre San Pedro e Catarpe, estão as ruínas de Pukará de Quitor. Lá, as paredes restauradas estão em uma encostaque dá uma excelente visão do oásis de San Pedro e, do outro lado, o vale verde do rio. São ruínas do século 12 dos índios Pukará. No topo, o local da batalha de Pedro de Valdívia com os espanhóis.

Voltamos para a pousada e conseguimos tomar banho após muito chorar (só há água quente em um horário que não estava bem definido) e arrumar as tralhas na caçamba. Comemos pipoca, deixamos algumas para levarmos ao Valle de La Luna, onde veremos o por do sol.

Entulhamos tudo para a nossa viagem de amanhã, pois acordaremos às 3hs para acompanharmos o comboio para os geisers de El Tatio e saimos a milhão para não perder o famoso por do sol.. Tínhamos apenas 20 min até o sol se por. Chegamos à grande duna com muitos carros já parados e turistas escalando. O por do sol realmente é lindo por lá… E pensar que ontem estávamos chegando tão estressados por este mesmo lado de San Pedro…