2013/12/15 – Adeus ruínas

IMG_00000106

Km: 383. Cusco – Quince Mil
Tempo: sol de manhã e à tarde nublado com muita chuva
Temperatura: min de 4 e max de 23

Acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã e já logo estávamos prontos de partida.
Saímos de Cusco e passamos para conhecer algumas ruínas da região. Seguimos até Pisac aonde também visitamos o parque arqueológico nacional de Pisac. Muito interessante, contratamos um guia e com isso andamos por volta de 2 horas para conhecer um pouco mais da história Inca.
Saímos de Pisac e seguimos em direção a Mazuco e a intenção era de dormir em Puerto Maldonado.

Hoje mais uma vez subimos a uns 4900 e estava bastante frio. A estrada do Pacífico é lindíssima, com curvas deliciosas e tudo novo, foi concluída somente em Dezembro de 2010. A estrada faz parte de uma iniciativa do governo Brasileiro e Peruano de interligar o norte do Brasil com o oceano Pacífico. A estrada tem um asfalto excelente e muitas curvas pois é basicamente o caminho de terra asfaltado. Nota-se que não fizeram nenhuma mudança na estrada, apenas asfaltaram a estrada de terra que já existia.

Devido ao fato de passar por região montanhosa e ser uma estrada nova existem sempre muito desmoronamentos e desta vez não demos sorte. O plano era de dormir em Mazuco, porém a natureza não quis pois houve um desmoronamento a uns 40km de Quince Mil, quase chegando em Mazuco. No local tinha um caminhão atolado e o pobre do motorista tentando tirar este. Como estava escurecendo, ficamos um pouco por ali avaliando nossas opções rodeados por nativos todos parados também esperando para poder passar. Incrível como faltam recursos no Peru, a estrada estava fechada devido ao desmoronamento e não existe nenhum número para você chamar pedindo ajuda. A chuva começou a piorar, Rafa foi tentar ajudar o caminhoneiro a tirar o caminhão atolado mas sem ferramentas fica difícil. O barro e a quantidade de água parada era bastante.
Tudo indicava que pelo jeito a estrada seria liberada apenas no dia seguinte então, decidimos voltar para Quince Mil e tentar achar um hotel na cidade.

Em Quince Mil, uma cidade quase de uma rua só – a rodovia! Olhamos uns hotéis mas tudo muito ruim. Fomos em um mais afastado e tiveram a coragem de pedir 90 novo soles por pessoa. Isso equivale a 33 dólares para ficar em um hotel afastado e sabe-se lá as suas condições! Acabamos ficando no hotel menos pior, mas ainda assim com banheiro compartilhado, banho frio e quartos bem ruins. Não tínhamos outra opção, mas a situação nos proporcionou boas risadas.

Fomos trocar dinheiro e ficamos sabendo que a economia da cidade é baseada na extração de ouro. Paramos para comer um frango em um dos poucos restaurantes abertos e tomamos muita cerveja para poder dormir bem. Tivemos que esperar a forte chuva parar antes de retornar para o hotel.

E choveu durante a noite toda!