2013/12/11 – Condor, bela ave

IMG_00000096

Km: 310 Chivay – Juliaca – Puno
Tempo: sol, chuva, frio
Temperatura: min de 3 e max de 13

Pois é, faz-se frio por esses lados. Conseguimos usar todas as roupas de frio que trouxemos pois são as mesmas de quando saímos de Toronto. 🙂
Acordamos cedo em Chivay e seguidos à caminho do Vale do Colca, a estrada começa asfaltada mas existe um longo trecho sem asfalto e com bastante barro uma vez que aqui é muito úmido. Também atravessa-se um longo túnel escavado na própria rocha.
A estrada que segue todo o Vale do Colca é muito bonita, o Vale em si é impressionante, uma paisagem belíssima. Paramos em vários mirantes e um dos mais importantes que é o mirante do Condor. Lindíssimo, ficamos esperando para ver o condor, a um determinado horário eles saem e ficam sobrevoando o vale. Conseguimos ver apenas um condor e era pequeno então resolvemos seguir adiante para apreciar as diferentes paisagens através de outros mirantes. E não é que em um dos mirantes que paramos tivemos a grande sorte de um condor bem maior ficar sobrevoando nossas cabeças. Que ave tão bela, até parecia que ele estava desfilando para nós. Foi lindo. Vale do Colca, uma das paisagens mais bonitas no Peru que vimos até agora. Se você um dia puder visitar, venha!!!

Voltamos para cidade de Chivay, arrumamos as coisas, almoçamos rapidamente e já logo partimos.
Subimos a serra, a mesma de ontem que até neve pegamos. Desta vez pegamos um pedaço da serra que até chuva de gelo caía. Não teve neve, mas estava bem frio e com vários trechos chuvosos.
Mais uma vez, a estrada é muito bela.

Seguimos em direção à Juliaca e depois Puno. Juliaca, uma cidade baguncada e nos fez lembrar as cidades do norte do Peru… Uma sujeira e um povo sem educação alguma no trânsito.
Chegamos em Puno e começa a saga de achar um hotel um pouco mais decente e com preços razoáveis. Que luta! Não somos exigentes e desde que saímos de Toronto já ficamos em cada um…
Hoje, o mais importante para nós é o chuveiro ter água quente, já imaginou com este frio e sem água quente no chuveiro? Ninguém merece.
Sempre perguntamos se tem água quente e as pessoas respondem que sim, mas a água quente deles é ainda muito fria para os nossos padrões. Em resumo: acabamos ficando em um hotel que o rapaz nos disse que a água era muito quente, só que até agora não conseguimos tomar banho nesta água que ele prometeu ser quente. Nosso banho foi praticamente gelado e sofremos muito… Muito mesmo. Incrível como por esses lados do Peru e com esse frio úmido que faz os hotéis não possam ter água quente, como esse povo toma banho? Se é que tomam banho, agora duvidamos de tudo.

Após o banho sofrido saímos para jantar, hoje experimentamos o pisco, uma bebida típica peruana bem gostoso. E para completar a noite, quando saímos do hotel para jantar o prédio vizinho estava com um som muito alto. Paramos para perguntar o que estava acontecendo e não é que teriam uma festa que iria até por volta das 2 ou 3 da madrugada? Pela segunda noite estamos sem sorte. Ontem foi o barulho da festa em Chivay que foi a noite e madrugada toda, hoje em Puno a festa do lado do nosso hotel. Mais uma noite mal dormida…

Hora de tentar dormir porque amanhã cedo vamos para Ilha de Uros.
Boa noite!